quinta-feira, 16 de maio de 2013


Dicas para lidar com a raiva
Todo mundo sente raiva, seja no trabalho, em casa, com o marido ou a esposa, raiva dos filhos, raiva no trânsito e até de si mesmo. Esse um sentimento que vai sempre rondar nossas mentes e nossas ações. Não podemos escolher sentir a raiva, mas podemos abrandá-la e não fazer com que ela se acumule e se torne ainda mais prejudicial.

Sabemos que pessoas que sofrem um ataque de raiva tem sua função cardíaca e pressão aumentadas, facilitando um possível infarto ou até mesmo um AVC. Por isso a busca de equilíbrio nos picos raivosos é importante para evitar riscos à saúde física e mental das pessoas.  Como deixar de sentir algo como a raiva é praticamente impossível ai vão algumas dicas que irão te ajudar em como lidar com ela:


1- Respire

Como em picos de raiva as pessoas estão tensas e agitadas o pulso dispara e a pressão sobe, uma respiração profunda ajuda a baixar esses níveis, já que assim você leva mais oxigênio ao corpo e ajuda a aliviar o stress.


2- Conte até 10 ou 1 milhão
Parece bem clichê, mas realmente ajuda, o fato de você se concentrar em outra coisa que não seja o momento da raiva também alivia a pressão e diminui as chances de você fazer uma besteira tomada por esse sentimento.
3- Admita o sentimento
Negar nunca resolve nada, isso só deixa você ainda mais irritada. Admita que está sentindo raiva isso evita com que você tome atitudes precipitadas.

4- Saia do Ambiente
Se possível sair do local onde está a tensão ajuda. Nem que você entre no banheiro, se estiver no trabalho ou em local público. Sair de perto da pessoa sempre ajuda a raiva passar.
5- Observe o que desencadeia sua raiva
Sempre existem coisas pontuais que tiram a gente do sério, o ideal é evitar essas situações, mas nem sempre dá, por isso procure prever a raiva. No caso de se ruma pessoa que te deixa com raiva, antes de encontrá-la respire, prepare-se para o encontro. Se for uma atividade faça também uma preparação, isso ajuda a diminuir a tensão nos momentos de encontro.
Kananda Damacena#

Nenhum comentário:

Postar um comentário