sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
DICAS: para evitar a ENXAQUECA
Receita de suco antienxaqueca:
- Bata no liquidificador a polpa de 2 goiabas bem maduras, 200 ml de água, 1 col. (chá) de mel e cubos de gelo. Consuma 1 copo (250 ml), todos os dias.
- Porque: a goiaba tem um grande potencial antioxidante, além de substâncias que promovem uma verdadeira faxina no organismo dando a sensação de alívio da dor e bem estar.
- Combinação esperta: o mel, quando adicionado ao suco feito de vegetais, ajuda a bebida a se tornar mais atrativa ao paladar. Também ajuda a acalmar, diminuindo o estresse.
EVITAR:
● Temperos e caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgadas, sopas prontas, shoyu e molho inglês - todos têm glutamato monossódico, ativador da enxaqueca.
● Produtos defumados, presunto, salame, salsicha, linguiça, mortadela, peixe em conserva e patês industrializados - têm alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo.
● Refrigerantes, iogurtes, gelatinas, sorvetes, chocolates e balas - todos têm aspartame, um tipo de edulcorante deflagrador da doença.
● Manteigas, margarinas, óleos vegetais - contêm conservantes de vários tipos, que o corpo entende como toxinas.
● Laranja, tangerina, limão - têm ácido cítrico e naringina, substâncias que podem provocar uma reação alérgica e, para quem tem tendência, iniciar a enxaqueca.
● Café, chá preto e refrigerantes à base de cola - contêm cafeína, um estimulante do sistema nervoso central. Algumas pessoas têm sensibilidade a esse componente e o organismo delas reage produzindo a crise de enxaqueca.
● Vinho tinto, chocolate e amendoim - têm teobromina, amina e tiramina, estimulantes do sistema nervoso central. Eles podem causar enxaqueca em pessoas sensíveis a esses componentes.
CONSUMIR:
● Cenoura, gengibre, maçã e kiwi: esses alimentos antioxidantes ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias produzidas pelo organismo, responsáveis pelos processos infl amatórios). Incluir uma porção desses alimentos por dia no prato ajuda a aliviar a dor.
● Castanha-do-pará e amêndoa: ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises. Coma no máximo três unidades, pois são muito calóricas.
● Ovos, espinafre, escarola, agrião, couve e grãos integrais: alimentos ricos em vitaminas do complexo B, eles são antioxidantes e favorecem as funções cerebrais.
● Alimente-se a cada três horas: o ideal é fazer três refeições por dia e dois ou três lanches diários.
● Mantenha o organismo hidratado. Beba cerca de 2 litros por dia - melhor ainda se for água de coco, que repõe os sais minerais (eles são vitais para manter ossos e dentes fortes e para a produção de glóbulos vermelhos).
Kananda Damacena#
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário